Uma pergunta muito frequente é sobre quais são os efeitos das drogas no organismo, e tais efeitos variam de acordo com as propriedades de cada droga.
Além disso, sabemos que as drogas modificam a atividade mental, as sensações, o comportamento, e provocam efeitos somáticos no corpo.
Vale lembrar também que as drogas podem ser legais, como o álcool e tabaco, drogas ilegais, por exemplo, a cocaína e maconha, e até mesmo certos medicamentos.
Dependendo do tipo de droga e frequência de uso, as consequências podem ser tão sérias que exigem o tratamento em uma clínica de recuperação.
Se você conhece alguém que é usuário de drogas, é importante saber quais são os tipos de drogas e seus esses efeitos no organismo.
Quais os tipos de drogas?
Antes de conhecer os efeitos das drogas, vale a pena saber os tipos de drogas.
A palavra droga designa substâncias, naturais ou sintéticas, tendo um efeito sobre o estado de consciência e/ou atividade mental.
Elas são consumidas por seus efeitos específicos ou pelas sensações de bem-estar imediato que elas proporcionam.
Todas são suscetíveis de criar uma dependência física ou psicológica.
As drogas são classificadas em 3 categorias, de acordo com os efeitos que elas produzem no sistema nervoso central:
Drogas alucinógenas
Geralmente, essas drogas geram uma dificuldade para a pessoa se situar no tempo e espaço, e também uma alteração nos sentidos, como a visão e tato.
Alguns exemplos de drogas alucinógenas: maconha, LSD, ecstasy, etc.
Depressoras
Agem sobre o sistema nervoso central, provocando efeitos no funcionamento do corpo, onde algumas podem alterar as percepções.
Encontramos aqui a heroína, opiáceos, éter, etc.
Estimulantes
De maneira geral, essas drogas causam excitação e agitação, onde as mais conhecidas são a cocaína, crack e metanfetaminas.
Então, os efeitos das drogas variam de uma para outra, e podem ser potencializados segundo o usuário e seu comportamento, sua sensibilidade, seu estado físico e psíquico.
Quais os efeitos das drogas no organismo?
Primeiramente, os efeitos das drogas variam em função de cada uma, mas principalmente são de ordem ansiolítica (euforia, bem-estar…), estimulante (indiferença à dor, diminuição da fadiga…) ou até alucinatórias.
Quanto às consequências das drogas, podemos dividi-las em três categorias:
Problemas físicos
Geralmente imediatos, os efeitos físicos podem ser:
- Vertigens;
- Náuseas;
- Insônia;
- Perda de memória;
- Aumento ou diminuição do ritmo cardíaco;
- Desidratação;
- Diminuição dos reflexos;
- Tremores.
Problemas psíquicos
Já os efeitos psíquicoss causados pelas drogas incluem:
- Ansiedade;
- Nervosismo;
- Fobias;
- Confusão mental;
- Agitação;
- Delírios;
- Instabilidade de humor;
- Alucinações;
- Depressão;
- Ideias suicidas.
Riscos sociais
A desinibição pode causar acessos de violência e/ou incapacidade de se defender, como perda de controle.
Além disso, a modificação da percepção pode colocar em risco quem está à sua volta, como dirigir alcoolizado e provocar um acidente.
Quando os efeitos das drogas colocam em risco a vida da pessoa ou quem está próximo, é necessário uma intervenção imediata, como começar um tratamento para dependência química.
É de extrema importância ficar atento aos sinais de um consumo de drogas, sejam legais ou ilícitas, e buscar o quanto antes ajuda de um profissional!